quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O desafio das 52 semanas

No meu trabalho anda tudo maluco com o desafio das 52 semanas. Já arranjaram latinhas e meteram os primeiros euros lá dentro para poupar 1378€ este ano.

Será que só eu é que acho esta ideia um bocado parva?

Ora vamos lá ver, num dos meses (o primeiro ou o último) temos de poupar 202€! Parece-me um valor bem alto para a realidade portuguesa. E quem consegue poupar mais do que isto num mês, acho que também não precisa destas coisas para poupar esse valor.

Pergunto-me se não seria mais sensato meter todas as semanas a mesma quantia de parte. Dividíamos os 1378€ por 52 e todas as semanas metíamos de lado 26,50€, ou seja 106€ nos meses com 4 semanas e 132,50€ nos outros.

Até me faz confusão pensar nisto à semana, quando afinal de contas eu recebo é ao mês. Então, nessa linha de pensamento, dividindo os 1378€ pelos 12 meses, deveria poupar cerca de 115€ por mês.

Eu consigo poupar 115€ por mês... nos meses normais, quando não tenho gastos extra. Mas depois vem um mês em que tenho a revisão e o seguro do carro para pagar e só isso basta para não conseguir poupar nada nesse mês. E nesse caso? "Ah, não faz mal, vais buscar às poupanças dos outros meses." Pois, mas isso não é poupar à semana ou ao mês. Isso é poupar. Isso é o que sempre faço e o que toda a gente faz (ou se não faz, devia fazer).

É por isso que não gosto deste desafio. Acho que o objectivo não devia ser poupar 1378€ este ano. O objectivo a que nos devemos propor é poupar o que conseguirmos este ano. E eu pretendo poupar bem mais do que 1378€.

Publicada por Miss Sardas à(s) quarta-feira, janeiro 20, 2016

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Miss Sardas Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos