quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Os sintomas da gravidez

Quando soube que estava grávida na minha primeira gravidez, lembro-me de dizer à minha médica que não sentia nada e perguntar se seria normal. Ela riu-se e disse que era normal, que há mulheres que nem têm sintomas na gravidez.
Já estava eu toda contentinha a achar que era uma dessas excepções, quando por volta da 8ª/9ª semana comecei a ter enjoos durante todo o dia (sim, os enjoos não são só de manhã) e estive assim durante mais de dois meses. 


Não tive dores no peito, nem senti que crescesse (só quando comecei a amamentar).
Não tive tonturas, dores de cabeça ou dores abdominais.
Não tive calores.
Não tive acne nem queda de cabelo.
Não tive variações de humor.
Não tive desejos, mas tive alguns ataques de fome.
Tive bastante sono no primeiro trimestre e tive azia e mais frequente vontade de urinar no último.
Notei também que os meus pêlos ficaram mais fortes, inclusive nasceram-me pêlos em sítios onde já não tinha por ter feito depilação definitiva (e depois da gravidez voltaram a desaparecer).
A barriga começou-se a notar ligeiramente aos 3 meses, mas aos 6 ainda havia gente a dar-me os parabéns, que ainda não tinham reparado.
Aos 5 meses comecei a sentir o bebé e passei a acariciar a barriga sempre que me apetecia, porque era a minha maneira de comunicar com ele.

E agora não sei o que me espera. Para já, não tenho sintomas, mas sei que eles hão-de chegar e eu cá estarei pronta para os receber. Menos os enjoos, esses desta vez passo!

Publicada por Miss Sardas à(s) quinta-feira, dezembro 01, 2016

2 comentários:

Andrea on 2 de dezembro de 2016 às 09:44 disse...

Parabéns antes demais!
Tive uma gravidez muito parecida!
Comecei com a enjoar por volta dos 3 meses de gravidez e prolongou-se até aos 6. Nunca de manhã, era durante o dia, uma coisa horrorosa! Raramente vomitava, mas sempre com aquela sensação de vontade de vomitar...
Tive muita azia no final da gravidez porque a barriga era gigantesca, dormia sentada, nada agradável!
Nunca tive pés inchados e também não notei o peito a crescer, só mesmo quando amamentei, ficaram o triplo do tamanho...
Que corra tudo muito bem! Preferência há? Era giro agora uma garotinha, não? Lacinhos e tutus... É um mundo completamente à parte do de menino :)

Miss Sardas on 2 de dezembro de 2016 às 13:53 disse...

Obrigada Andrea!
Confesso que preferia uma menina, mas sei que vou ficar igualmente feliz se for outro menino :)

Enviar um comentário

 

Miss Sardas Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos